O Último Confim da Terra

O Último Confim da Terra

Autor: E. Lucas Bridges

I – Ushuaia, 1826 - 1887

Capítulo 1

Parte 1

Em 1826, o Barco “Sua Magestade Británica Beagle”, HMS Beagle, de 200 toneladas, sob o Comando de Robert Fitz Roy, foi enviado com outros três Buques a estudar o Mar do Sul, e traçar um mapa hidrográfico da região meridional da América do Sul, até ali ainda pouco conhecida (pág 23).

Foram 4 anos de exploração na região que resultou na descoberta de vários canais, baias e enseadas que levaram nomes de heróis britânicos (pág 23).

A ilha que primeiro aportaram, foi a Ilha Lennox, Cabo de Hornos, e o local onde ancoraram chamaram de Paso Gore. Desta ilha descobriram o Canal Beagle e o Estreito Murray, nome dado em homenagem ao Tenente Murray, que estava no comando desta exploração (pág 24).

Ao Voltar para Inglaterra, Fitz Roy Captura quatro jovens Fueguinos, da qual batizaram de (pág 24):

·       Boat Memory (Lembrança do Bote), o mais inteligente;

·       York Minster (Monastério de York, nome de uma ilha próxima ao cabo de hornos), de 20 anos, mais sombrio e quieto;

·       Fuegia Basket (Cesta Fueguina), de 9 anos e sorridente;

·       Jimmy Button, de 5 anos, maior que Fuegia Basket;

Na Inglaterra, Boat Memory, morre de varíola, os demais foram vacinados e foram viver na casa do reverendo Willian Wilson, em Walthamstow, perto de Londres, custeados por Fitz Roy. Lá foram enviados a escola e artes manuais, jardinaria, carpintaria e se adaptaram bem a esta vida, menos York Minster; (pág 24)

Nove meses após, Fitz Roy foi convocado a levar os jovens a presença do casal real Guilherme IV e rainha Adelaide  (pág 25). Lá várias perguntas e alguns presentes do casal real.

Dois anos após foram novamente embarcados, para regressarem a Terra do Fogo, a bordo do Beagle. Nesta viagem, embarcou também Charles Darwin, e o catequista Richard Mathews. A Viagem levou um ano para chegar a Terra do Fogo (pág 25).

Os Três Fueguinos, junto com o catequista Mathews, foram deixados na Baia de Wulaia na Ilha Navarrino (pág, 26), e lá construíram três cabanas, uma para o catequista, outra para Button e a terceira para o já casal York e Basket, fizeram hortas e lá descarregaram as centenas de provisões dadas pela população de Walthamstow.

Centenas de Yaganes chegaram curiosos para ver as ações dos homens brancos, mas demonstraram indiferença, para decepção de Fitz Roy. Logo se dispersaram. Fitz Roy retorna ao Beagle deixando Mathews e Yaganes a própria sorte.

Fitz Roy logo que voltou ao Beagle começou a temer pela vida de Mathews e retornou a Wulaia, sendo que lá encontrou Mathews com vida, mas fora de si, sendo que o relato foi o seguinte:

Desde o momento em que se afastaram os botes com Fitz Roy e seus tripulantes, os índios não deixaram descansar nem a noite nem durante o dia, com seus incessantes pedidos. Como não atendeu a eles, o ameaçaram, maltrataram, apedrejaram, tiraram sua barba, roubando finalmente as provisões que ele tentava defender, apesar dos protestos dos três jovens Yaganes. Mathews implorou que o levassem de volta, pois tinha certeza que se ficasse ali, seria assassinado e devorado pelos selvagens”.

Então repartiram o restante da mercadoria entre os três e partiram, e assim se pôs ponto final a primeira tentativa de colonização da Terra do Fogo.

Quinze meses depois, antes de zarpar definitivamente a Inglaterra, Fitz Roy voltou a Wulaia com o Beagle. O lugar estava deserto, mas na mesma tarde chegaram um grande numero de canoas com índios. Um deles de “aspecto selvagem, com cabelo longo e descuidado, sem vestimentas, com um pedaço de pele enrolado na cintura, saudou de forma militar a tripulação. Era Jimmy Button, que havia retornado ao seu estado Natural”. (pág.26).

Foi levado a bordo, lavado e vestido como marinheiro, para então almoçar a mesa com Fitz Roy, contanto que York construiu uma grande canoa, e uma certa noite, junto com Basket, fugiu levando tudo e o deixando sozinho.

Ali Fitz Roy concluiu que era inútil tentar civilizar estes indígenas.

Cinco anos depois seu hóspede iria naquele mesmo local instigar uma matança de indefesos missionários (pág. 27).

Button antes de sair presenteou Fitz Roy com sua Lança, um arco e flechas, e aos demais da tripulação pedaços de pele.

Terminado o almoço, Jimmy fez uma grande fogueira para se despedir de Fitz Roy, que interpretou como um sinal de amistosa despedida. (Pág. 27).

Comentários